O consumidor virou o centro da logística

Por Aurélien Jacomy para o Portal DCI
By 17 de maio de 2017Imprensa

Supermercados são espaços democráticos. Foram os primeiros a mudar o papel do consumidor na cadeia de abastecimento com o livre serviço, em que o cliente se serve na prateleira em vez de ser atendido por um vendedor. Agora, com o e-commerce, estão prestes a se reinventarem para sobreviverem em um cenário onde o cliente não é mais destino, e sim um ator que influencia a logística do varejo.

Antes, o consumidor era cliente da cadeia de suprimentos. Nesse sistema, áreas de abastecimento veem as lojas como seus clientes, cabendo a Consultoria em Supply Chain atuar como ponte entre fornecedores e lojas. Todo o contato com o cliente é feito pela loja e vendedores. O ponto de entrada da mercadoria é o centro de distribuição.

O e-commerce mudou as fronteiras. Hoje, a Consultoria em Supply Chain está em contato direto com o cliente e a qualidade das entregas reflete em sua satisfação. A velocidade da entrega, ou a facilidade de retorno, são pontos avaliados como importantes pelos consumidores.

Ainda assim, permanecem em atividade modelos em que o cliente é apenas o destino da mercadoria. Com o “omnicanal”, o cliente entra de fato na cadeia de abastecimento.

Para um supermercado, a pergunta não é mais saber como abastecer a loja, mas entender onde o cliente irá consumir o produto, como irá comprá-lo e, finalmente, qual a melhor forma para que o produto chegue até seu destino?

O e-commerce propôs um serviço diferente da experiência usual de compras. Mas o que observamos é que as duas tendências se desenvolvem em paralelo, diversificando a escolha do cliente. O resultado é que este se envolve cada vez mais nos processos logísticos, ao influenciar e alimentar diferentes formas de consumo: do picking (livre serviço nos lineares), o self check-out (compre online e retire na loja), até o social picking (um cliente separa o pedido de outro cliente, enquanto faz as próprias compras).

O consumidor participa também da gestão dos fluxos. A coleta de informações se multiplica por meio de redes sociais e permite melhorar a previsão da demanda, ou mesmo sugerir um pedido para um determinado cliente. Em resumo, empresas precisam integrar o cliente nos seus projetos de Supply Chains, e considerá-lo ator logístico consciente, além de fonte de informação na tomada de decisão.

sócio-fundador da consultoria Diagma no Brasil

    10 Dicas para melhorar o desempenho do seu
    centro de distribuição





    ×

      8 Dicas para melhorar a sua previsão de demanda




      ×

        10 Dicas para otimizar seu estoque
        e melhorar o serviço ao cliente




        ×

          10 Dicas para reduzir seu custo de frete




          ×

            10 dicas para posicionar os produtos
            em seu centro de distribuição




            ×

              8 Dicas para otimizar a sua necessidade de capital de giro




              ×

                10 dicas para aplicar a metodologia
                ágil em seus projetos de Supply Chain





                ×

                  A chegada da Supply Chain digital




                  ×

                    As oportunidades para Supply Chain ainda são enormes




                    ×

                      Apesar de a era digital estar cada vez mais consolidada




                      ×

                        Material Ecommerce




                        ×

                          Previsão de demanda




                          ×

                            Desenho da rede de distribuição e construção




                            ×

                              Master data management




                              ×

                                Aumento da produtividade operacional




                                ×

                                  Implantação do serviço de atendimento ao consumidor




                                  ×

                                    Warehouse managament system - WMS




                                    ×

                                      Transformar a logística interna das lojas




                                      ×

                                        Desenho da rede de distribuição




                                        ×

                                          Transformar e adaptar a Supply Chain




                                          ×

                                            Desenho do centro de distribuição




                                            ×

                                              Terceirização das operações logísticas




                                              ×

                                                ME B2B Summit - Sustentabilidade em Compras




                                                ×
                                                SSL Encrypted Copyright © 2019 Todos os direitos reservados.