CLARINS é líder em cuidados de beleza “high-end” na Europa e um ator global no setor da beleza. Seu hub logístico em Glisy é a ponta de lança de sua estratégia de e-commerce e omnicanal. Com uma área de 27.000 m² em dois níveis e uma equipe de 120 colaboradores, ele gerencia o reabastecimento de armazéns intermediários pelo mundo, bem como a preparação de pedidos para a maioria dos clientes europeus, incluindo compradores online. Para absorver seus picos de atividade sazonais, desde as festas de fim de ano até o lançamento de novos produtos, em todos os canais de distribuição, o hub logístico da CLARINS conta com a expertise e a experiência do projeto da consultoria DIAGMA para automatizar suas preparações de pedidos de varejo com a solução Goods To Man SCALLOG. . Esse estoque automatizado de 4.300 m², instalado em mezanino no primeiro andar, inclui 750 prateleiras transportadas por 71 robôs para 12 estações de picking. Ele acomoda todas as referências da CLARINS e está operacional desde junho de 2023.
Um projeto de automação conjunto: Clarins, Diagma e Scallog
Selecionada no outono de 2021, a consultoria DIAGMA, reconhecida por sua expertise na otimização de fluxos logísticos complexos, acompanhou o hub logístico da CLARINS. Após um estudo aprofundado dos processos, volumes e restrições espaciais do armazém, a DIAGMA elaborou o caderno de encargos e analisou funcionalmente as possíveis soluções tecnológicas. O objetivo era permitir que o hub logístico escolhesse de maneira racional e informada uma solução de automação para suas preparações de pedidos de varejo que atendesse a suas restrições. Essa solução deveria integrar a infraestrutura existente – um armazém de dois andares com mecanização e restrições de espaço, ser capaz de atingir os objetivos desejados e garantir a continuidade do serviço durante sua implementação. Cécile Mansuy, Diretora de Operações na Clarins, nos disse: “Em um contexto de forte transformação do nosso ambiente, tínhamos que transformar nosso modo de preparação do Varejo em 18 meses. A DIAGMA demonstrou imediatamente um profundo conhecimento do mercado e de suas melhores práticas, bem como uma abordagem concreta e prática. Seu acompanhamento nos permitiu ir direto ao ponto em cada uma das etapas-chave do pré-projeto, até a seleção do fornecedor de equipamentos.”
Em junho de 2022, a solução “Goods to Man” da SCALLOG se destacou aos olhos da CLARINS para acelerar o ritmo de suas preparações de pedidos, de maneira eficaz e ágil, ao mesmo tempo que melhorava as condições de trabalho de seus operadores.
A DIAGMA assistiu o hub logístico da CLARINS desde a concepção do armazém automatizado até a implementação da solução, passando pela sua validação e treinamento dos operadores. O projeto se desenvolveu em várias etapas importantes: concepção em outubro de 2022, implementação em dezembro de 2022, duas fases de testes em fevereiro e abril de 2023, sem impactar a atividade logística em andamento. Para melhor acompanhar os colaboradores na mudança, ou na (r)evolução que representa a robotização, DIAGMA e SCALLOG, em estreita colaboração com a CLARINS, estão atualmente treinando três equipes de 14 operadores, para que eles ganhem competências e autonomia. Cécile Mansuy acrescenta: “A SCALLOG rapidamente se posicionou como parceira da CLARINS. Definimos os processos de negócios em colaboração com sua equipe de pré-venda e sua resposta rápida às nossas demandas se estendeu por todo o projeto. Assim, a SCALLOG propôs um plano de instalação em duas fases, garantindo a continuidade de nossa atividade durante os trabalhos e a futura evolução da solução”.
Muitos benefícios, da agilidade à qualidade de vida no trabalho
Cécile Mansuy, Diretora de Operações da Clarins, detalha os primeiros benefícios da robotização: “A instalação da solução SCALLOG nos permite adaptar a área de Varejo do site à evolução do seu portfólio de atividades: aumentar a capacidade horária para absorver o crescimento dos nossos mercados, dobrar nossa cobertura de estoque diretamente disponível em varejo, bem como controlar e reduzir os tempos de processamento de nossos pedidos de e-commerce.” Ela acrescenta: “Além disso, a Clarins estabeleceu uma forte prioridade na qualidade de vida no trabalho. A interface homem-máquina intuitiva, que guia nossos preparadores a cada etapa, oferece a eles maior autonomia, garantindo ao mesmo tempo uma melhor qualidade na preparação. O feedback do campo também mostra uma melhoria ergonômica considerável pela redução do ruído ambiente, do número de passos percorridos e também da amplitude dos movimentos articulares.”
Bruno Hérard, Diretor da DIAGMA, nos diz: “Este novo projeto com a CLARINS ilustra uma tendência forte na logística: a transformação de armazéns existentes para absorver novos fluxos, sob o efeito do desenvolvimento do e-commerce e da escassez de terrenos. A configuração dos armazéns está mudando, impulsionada pelo e-commerce, combinando vários níveis e uma multiplicação de postos ergonômicos de preparação de pedidos de varejo. Uma solução Goods to Man, como a SCALLOG, que propõe uma robotização decididamente ágil e flexível, se integra muito bem para atender às exigências de aceleração das preparações de pedidos e aumento da produtividade.”
Ludovic Mailly, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da SCALLOG, conclui: “Além de se integrar ao armazém, sem transformação e interrupção das operações, nossa solução Goods to Man demonstra, dentro do hub logístico da CLARINS, nossa capacidade de gerenciar importantes fluxos de preparações de pedidos de detalhes BtoB e BtoC, todas as tipologias e classes de produtos, com total agilidade e eficiência.”
Sobre a Scallog
Fundada em 2013, a empresa francesa SCALLOG desenvolve, fabrica e comercializa soluções robóticas dedicadas à logística com o objetivo de aumentar a agilidade e a produtividade dos armazéns dos atores do 3PL, e-commerce, distribuição e indústria. Diante da evolução das exigências dos consumidores BtoC e BtoB, especialmente na disponibilidade dos produtos e na entrega, a solução SCALLOG garante acelerar suas preparações de pedidos e absorver picos de atividade, ao mesmo tempo reduzindo a penibilidade e suavizando os investimentos. Sua gama ‘Goods to Man’, incluindo o melhor do software de decisão e execução ‘inteligente’ e da robótica móvel, atende às necessidades dos logísticos de ir além na flexibilidade das preparações de pedidos e integrar mais amplamente a automação em seus armazéns. Com mais de sessenta referências em seu ativo, a SCALLOG, vanguarda da robótica logística evolutiva e flexível, ambiciona hoje acelerar seu desenvolvimento na Europa e internacionalmente.
Sobre a Diagma
DIAGMA é uma consultoria estratégica, tática e operacional especializada em Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management). Fundada por Jean-Patrice Netter em 1973, seu Presidente, caracteriza-se pela sua independência, uma expertise muito forte em Supply Chain Management e sócios altamente envolvidos nas missões de consultoria ao lado de seus consultores, visando satisfazer da melhor forma as necessidades de seus clientes em termos de desempenho sustentável e transformação. Trabalhando para múltiplos setores e empresas de todos os tamanhos da indústria, distribuição e serviços, está presente em Paris, bem como no Brasil, Marrocos e nos Estados Unidos. A DIAGMA também é citada entre as melhores consultorias, na categoria Compras & Supply Chain pela CAPITAL, após uma pesquisa realizada pelo Instituto STATISTA com 1.500 consultores experientes e executivos seniores.