VEÍCULOS ELÉTRICOS, FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS

By 14 de mars de 2024Artigo Diagma

A DIAGMA acabou de ajudar um de seus clientes a definir uma trajetória para reduzir suas emissões de CO2 até 2030. Tornar sua frota de veículos de entrega mais verde optando por motores elétricos pode parecer uma boa solução. Contanto que haja usos compatíveis com os veículos disponíveis no mercado.

As vendas de veículos elétricos estão decolando no mercado de Veículos Utilitários Leves (VUL). Por exemplo, a Amazon se comprometeu em 2019 a alcançar a neutralidade de carbono até 2040. E anunciou ter ultrapassado a marca de 10.000 VUL em serviço nos Estados Unidos em outubro de 2023. Esses veículos são fabricados pela Rivian, concorrente da Tesla. Como em outras áreas tecnológicas, a Amazon deseja integrar as inovações ou, no mínimo, controlá-las bem. Assim, sendo o principal cliente da Rivian, a Amazon também é sua principal acionista (com 17% das ações). Além disso, prometeu encomendar mais 100.000 VUL da Rivian até 2030. Esses novos VUL elétricos da Amazon devem chegar à Europa antes do final de 2023. Um primeiro lote de 300 veículos está sendo colocado em serviço na Alemanha.

CAMINHÕES URBANOS: 3% DAS MATRÍCULAS NA EUROPA

Para caminhões urbanos de pequeno porte (>3,5T e <7,5T), a eletrificação também está em andamento, com 3% das matrículas na Europa para esse tipo de veículo, segundo estudo do The International Council on Clean Transportation (ICCT), de agosto de 2023. Dentre os veículos que realizam entregas em turnos na cidade, a maioria percorre no máximo 200 km por dia, se o ponto de partida (depósito) não estiver muito longe do centro da aglomeração. Isso corresponde à autonomia de um veículo elétrico. Portanto, essa tecnologia é madura para esse segmento. Aliás, todos os fabricantes já têm em sua linha de produtos veículos bem adaptados a esse tipo de uso. O líder de mercado europeu é a Volvo Trucks. A distância média diária observada é corroborada pelos estudos recentes da DIAGMA, com a quilometragem média variando entre 130 km/dia e 250 km/dia.

Além do aspecto ambiental, a energia elétrica apresenta muitas vantagens: manutenção reduzida, menos risco de falhas, acesso aos centros urbanos e ZFEs. Até o momento, a parcela de veículos elétricos vendidos nesse porte é baixa, mas deverá aumentar significativamente no futuro.

ELETRIFICAÇÃO MAIS LENTA DE VEÍCULOS MAIS PESADOS

A eletrificação de veículos mais pesados (até caminhões articulados) deve ser mais lenta, especialmente para usos de longa distância, mesmo que os fabricantes ofereçam opções nesse sentido. Segundo o estudo do ICCT de agosto de 2023, os veículos elétricos urbanos de grande capacidade representaram apenas 0,3% das matrículas totais na Europa. Isso equivale a 800 em 265.000, embora tenha havido um aumento de 167% em relação ao ano anterior. De fato, a instalação de pontos de recarga em um depósito já é complexa. Espaços de estacionamento reservados, importantes aspectos de segurança, longo tempo de implementação, alimentação do local às vezes inadequada, custo dos pontos de recarga rápidos… os obstáculos são muitos!

A DIFICULDADE DE GRANDES DISTÂNCIAS PARA CAMINHÕES ELÉTRICOS

Da mesma forma, transportar mercadorias com caminhões elétricos em grandes distâncias é atualmente difícil de se considerar, por três grandes razões:

A rede de pontos de recarga rápida ainda é inexistente. E o objetivo de ter pontos de recarga rápida para caminhões a cada 60 km na rede principal até 2030 ainda está distante.Para obter uma autonomia maior, o caminhão deve « transportar » muitas baterias. O que reduz a carga útil… e seu interesse. A autonomia oferecida aos transportadores atualmente não excede 500 km.

O custo desses veículos ainda é muito alto e o retorno sobre o investimento, incerto.

UMA PREPONDERÂNCIA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NA CIDADE

Num futuro próximo, os veículos elétricos devem se concentrar em usos de distribuição urbana (distância percorrida limitada, retorno ao mesmo ponto todos os dias) e em veículos adequados para esses percursos urbanos (utilitários leves, caminhões de entrega). Assim, a eletrificação permitirá reduzir significativamente a pegada de carbono, pelo menos nos países onde a produção de eletricidade tem baixa intensidade de carbono. Este é o caso da França, por exemplo, com a contribuição da sua energia nuclear. Não é, no entanto, o caso da Polônia, onde uma grande parte da eletricidade é atualmente produzida a partir do carvão.

COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS AINDA ATRAENTES…

Além dos veículos elétricos, e enquanto aguardamos os futuros veículos a hidrogênio verde (indisponíveis por vários anos), as alternativas à mobilidade elétrica são os biocombustíveis (B100) e o gás natural veicular ou GNV (que pode ser GNV ou biometano). Essas alternativas são menos dispendiosas do que o caminhão elétrico. E no caso do biocombustível, uma simples adaptação dos veículos a diesel pode permitir seu uso. Portanto, a questão do preço de compra não se coloca. É por isso que essas alternativas são mais desenvolvidas hoje. Mas a diferença deve diminuir gradualmente em favor dos veículos elétricos, que podem se tornar predominantes na frota rodoviária por volta de 2040.

…MAS COM CAPACIDADE LIMITADA PARA ALGUNS

Até lá, a disponibilidade desses combustíveis alternativos é uma restrição significativa. Para os combustíveis verdes, vários setores desejam utilizá-los, enquanto sua oferta é limitada. Deve-se favorecer o uso desses combustíveis no transporte aéreo, um meio de transporte muito poluente, ou no transporte rodoviário? Deve-se reservar terras para esse uso em vez de alimentar a humanidade? Escolhas terão que ser feitas, pois não haverá para todos!

Para o GNV (que pode ser de origem agrícola: Biometano), o problema diz respeito ao custo econômico, que pode variar muito ao longo do tempo. Portanto, é difícil estimar o custo durante o ciclo de vida e decidir investir. No início da crise na Ucrânia, alguns clientes da DIAGMA deixaram seus caminhões a GNV na garagem! O custo de sua utilização tornou-se proibitivo.

MODELE SUA TRAJETÓRIA DE CARBONO NO TRANSPORTE ATÉ 2030!

Se você quiser pensar em maneiras de reduzir sua pegada de carbono em transporte e logística, ou modelar sua trajetória de carbono até 2030 em sua área de transporte, não hesite em chamar os especialistas da DIAGMA!

Leave a Reply

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×

Erreur : Formulaire de contact non trouvé !

×
SSL Encrypted Copyright © 2019 Todos os direitos reservados.